texto sobre microbioma intestinal
top of page

🔬 Revelando o Mundo Oculto da Microbiota Intestinal: Impacto na Saúde e nas Doenças 🔬

Por Euclides Matheucci Jr., PhD e Diretor de Inovação do Grupo DNA


Você sabia que o nosso trato gastrointestinal é lar de uma notável comunidade de microrganismos conhecida como microbiota intestinal ou microbioma? Vamos explorar o fascinante papel desses microrganismos!





🔎 Identificando a Microbiota Intestinal

A microbiota intestinal é composta por bilhões de bactérias, vírus, fungos e outros micróbios que residem principalmente no intestino grosso do trato gastrointestinal humano. Técnicas avançadas, como sequenciamento em massa e ferramentas de bioinformática, são utilizadas para identificar e comparar suas sequências genéticas com aquelas presentes em bancos de dados.


💡 Um Ator Fundamental na Regulação da Saúde

A microbiota intestinal desempenha um papel vital na regulação do metabolismo e do bem-estar geral. Estudos recentes têm mostrado que a composição da microbiota intestinal pode influenciar o desenvolvimento de doenças metabólicas, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças inflamatórias intestinais.


📚 Jogando Luz sobre Diabetes e Microbiota Intestinal

Em um artigo publicado em 2018, sugerimos que a disbiose intestinal, uma alteração na população normal de bactérias na microbiota intestinal, está associada ao controle glicêmico deficiente em indivíduos diabéticos e ao aumento de marcadores inflamatórios. Concluímos que existem diferentes perfis de microbiota intestinal entre pacientes com diabetes tipo 1 e controles saudáveis. A prevalência de espécies gram-negativas em pacientes com diabetes tipo 1 pode estar relacionada ao aumento da permeabilidade intestinal, translocação bacteriana e controle glicêmico deficiente. No entanto, são necessários estudos adicionais com coortes maiores para determinar uma "assinatura" da microbiota intestinal em pacientes com diabetes tipo 1 na população brasileira.


🌱 Evidências de Suporte sobre Resposta Imune

Artigos mais recentes corroboraram nossas descobertas, demonstrando que a sensibilidade imune e a hiperreatividade são influenciadas pela colonização de bactérias específicas. Em outras palavras, a disbiose pode levar a respostas inflamatórias mais eficientes.




📚 Referências:

Higuchi BS, Rodrigues N, Gonzaga MI, Paiolo JCC, Stefanutto N, Omori WP, Pinheiro DG, Brisotti JL, Matheucci E Jr, Mariano VS, de Oliveira GLV. Intestinal Dysbiosis in Autoimmune Diabetes Is Correlated With Poor Glycemic Control and Increased Interleukin-6: A Pilot Study. Front Immunol. 2018 Jul 25;9:1689. Burkhard et al., Intestinal colonization regulates systemic anti-commensal immune sensitivity and hyperreactivity. Front Immunol. 2023 May 22;14:1030395.


Vamos continuar desvendando os mistérios da microbiota intestinal e seu impacto em nossa saúde. Juntos, podemos abrir caminho para novas descobertas e possíveis intervenções terapêuticas.

24 visualizações0 comentário
bottom of page