Higienizar as mãos salva vidas.
top of page

Higienizar as mãos salva vidas.

“Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira. Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira. Lava uma (mão), lava outra. A doença vai embora junto com a sujeira

Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira” se você passou pelos anos 90, com certeza você já ouviu essa música do Castelo Rá-Tim-Bum, um lembrete diário da importância de se higienizar as mãos.

Para aqueles que tiveram essa oportunidade de conhecer essa música (e eu recomendo), a pandemia da COVID-19 nos lembrou diariamente da importância de lavar as mãos como medida preventiva contra o vírus Sars-Cov-2.

Dia 05 de Maio, é o dia mundial de higienização das mãos, data que tem como objetivo mobilizar pessoas em todo o mundo com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos, protegendo assim, pessoas de todas as idades contra as infecções.


Lavar as mãos previne doenças e a disseminação de infecções para outras pessoas


Estamos cercados por microorganismos, uns são necessários para nossa saúde, outros nos ajudam, já outros nos causam doenças.

Estamos expostos a esses germes prejudiciais quando vamos ao banheiro, quando manipulamos alimentos crus e não lavados, quando encostamos em objetos onde outras pessoas infectadas encostaram ou espirram, fazendo carinho em animais.

Quando levamos nossas mãos contaminadas em contato com nossos olhos, boca, nariz, entramos em contato com eles e podemos ficar doentes, com diarreia e infecções respiratórias, por exemplo.

Segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), lavar as mãos reduz em até 40% o número de pessoas que contraem diarreia, em até 21% o número de pessoas que contraem doenças respiratórias como resfriados.

Ainda, segundo o CDC cerca de 1.8 milhão de crianças menores de 5 anos morrem por ano devido a diarreias e pneumonias, a lavagem correta das mãos pode proteger as crianças, diminuindo esse número de mortes anuais.


Lavar as mãos com água e sabão.


A melhor maneira de higienizar as mãos é com água corrente e sabão, contudo se esses recursos não estão disponíveis no momento, usar o álcool em gel 70% pode ajudar a prevenir doenças, mas ele é um quebra galho, pois alguns estudos mostram que os sanitizantes à base de álcool não são eficazes para alguns microrganismos


Quando lavar as mãos


Então lembre-se, a lavagem regular das mãos é uma das melhores maneiras de remover germes, evitar adoecer e prevenir a propagação de germes para outras pessoas.

Antes, durante o preparo de alimentos; antes de fazer uma refeição; depois de ter contato com pessoas doentes; antes de tratar algum machucado; depois de usar o banheiro; depois de manusear fraldas e ajudar crianças e idosos no banheiro; depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; depois de brincar com animais; depois de manusear lixos, lave as mãos. Esteja você em casa, no trabalho, viajando ou na comunidade, higienizar as mãos pode proteger você e sua família.


Parece simples, mas muita gente não sabe a forma certa de lavar as mãos.

  1. Molhe as mãos com água limpa e corrente e aplique o sabão. Não esqueça de deixar a torneira fechada.

  2. Ensaboe as mãos esfregando uma nas outras, não esqueça das costas da mão, de limpar bem entre os dedos e sob as unhas.

  3. Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos. Cante a música, como por exemplo, a do Castelo Rá-Tim-Bum para te ajudar no tempo (e ainda ter uma lavagem de mão divertida).

  4. Enxague as mãos com água limpa e corrente.

Lembre-se: caso não seja possível utilizar água e sabão, use produtos próprios para a limpeza das mãos a base de álcool 70%, utilize uma quantidade suficiente para cobrir toda a superfície das mãos e esfregue uma na outra até que o produto seque, o que deve durar uns 20 segundos também.


19 visualizações0 comentário
bottom of page