top of page

Como o exame de PCR para dengue pode ajudar a reduzir os riscos de saúde pública

*por Dra. Jaqueline Oliveira Rosa


A dengue é a arbovirose (doenças causadas por arbovírus) com maior número de casos e maior severidade em morbidade e mortalidade. O vírus possui quatro sorotipos, e cada um deles pode causar uma infecção distinta. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, até o dia 26 de dezembro de 2022, foram registrados mais de 1,4 milhão de casos de dengue e 987 óbitos, o que significa um aumento de 400% em relação ao total de 2021, contabilizando o maior número dos últimos seis anos.


Os sintomas iniciais das doenças causadas por arbovírus (zika, chikungunya e dengue) são muito semelhantes. Devido a isso, o diagnóstico clínico é desafiador e muitas vezes ineficaz. A diferenciação entre os vírus é importante para o manejo do paciente e evitar as complicações, bem como para auxiliar na tomada de medidas preventivas e controle da doença. Nesse cenário, é fundamental realizar testes mais precisos, capazes de detectar os diferentes vírus.


A RT-PCR é o método diagnóstico mais específico para detecção das arboviroses. Além disso, é um método com baixa ocorrência de reações cruzadas e identifica os patógenos nos primeiros estágios da doença. De acordo com o CDC (Center Disease Control), os testes de amplificação de ácidos nucleicos (NAATs), como a PCR, são os métodos preferidos para os pacientes com suspeita de dengue. A PCR para dengue pode detectar o vírus nos primeiros 5 a 7 dias após o início dos sintomas e identificar qual é o sorotipo viral.

O diagnóstico precoce da dengue por PCR ajuda a controlar a propagação da doença, permitindo a implementação rápida de medidas de controle de vetores e outras estratégias de saúde pública. Com diagnósticos mais precisos, como a PCR, e tratamentos mais adequados, os recursos em saúde pública podem ser gerenciados de forma mais eficiente e melhor direcionados. Isso pode ajudar na redução geral dos custos de saúde pública associados às arboviroses e outras doenças infecciosas.

A DNA Consult tem o objetivo de trazer soluções inovadoras e tornar os testes moleculares mais acessíveis, rápidos e precisos. Se tem sintomas suspeitos, faça o teste com a gente. Entre no site e saiba mais.






8.396 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page