*por Dra. Jaqueline Oliveira Rosa
A dengue é a arbovirose (doenças causadas por arbovírus) com maior número de casos e maior severidade em morbidade e mortalidade. O vírus possui quatro sorotipos, e cada um deles pode causar uma infecção distinta. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, até o dia 26 de dezembro de 2022, foram registrados mais de 1,4 milhão de casos de dengue e 987 óbitos, o que significa um aumento de 400% em relação ao total de 2021, contabilizando o maior número dos últimos seis anos.
Os sintomas iniciais das doenças causadas por arbovírus (zika, chikungunya e dengue) são muito semelhantes. Devido a isso, o diagnóstico clínico é desafiador e muitas vezes ineficaz. A diferenciação entre os vírus é importante para o manejo do paciente e evitar as complicações, bem como para auxiliar na tomada de medidas preventivas e controle da doença. Nesse cenário, é fundamental realizar testes mais precisos, capazes de detectar os diferentes vírus.
A RT-PCR é o método diagnóstico mais específico para detecção das arboviroses. Além disso, é um método com baixa ocorrência de reações cruzadas e identifica os patógenos nos primeiros estágios da doença. De acordo com o CDC (Center Disease Control), os testes de amplificação de ácidos nucleicos (NAATs), como a PCR, são os métodos preferidos para os pacientes com suspeita de dengue. A PCR para dengue pode detectar o vírus nos primeiros 5 a 7 dias após o início dos sintomas e identificar qual é o sorotipo viral.
O diagnóstico precoce da dengue por PCR ajuda a controlar a propagação da doença, permitindo a implementação rápida de medidas de controle de vetores e outras estratégias de saúde pública. Com diagnósticos mais precisos, como a PCR, e tratamentos mais adequados, os recursos em saúde pública podem ser gerenciados de forma mais eficiente e melhor direcionados. Isso pode ajudar na redução geral dos custos de saúde pública associados às arboviroses e outras doenças infecciosas.
A DNA Consult tem o objetivo de trazer soluções inovadoras e tornar os testes moleculares mais acessíveis, rápidos e precisos. Se tem sintomas suspeitos, faça o teste com a gente. Entre no site e saiba mais.
Fonte: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=noticia/67868, CDC, 2016;
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/ministerio-da-saude-lanca-campanha-de-combate-ao-mosquito-aedes-aegypti-de-2022#:~:text=Em%202022%2C%20at%C3%A9%20meados%20de,909%20%C3%B3bitos%20confirmados%20em%202022; https://www.cdc.gov/dengue/healthcare-providers/diagnosis.html?utm_campaign=como_a_seegene_pode_ajudar_com_o_diagnostico_pcr_para_dengue_e_arboviroses&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
Commentaires