Evolução do Sequenciamento do DNA e a DNA Consult

Evolução do Sequenciamento do DNA e a DNA Consult

DNA Consult

Evolução das Tecnologias de sequenciamento na DNA Consult

 

A fundação da empresa foi feita em 1998, que desde então dedica-se exclusivamente à análise do DNA.

Durante muitos anos o método de escolha para o sequenciamento do DNA foi a terminação de cadeia utilizando didesoxinucleotídios desenvolvido por Frederick Sanger, Nobel de Química de 1980, por estudos sobre o DNA.

Desta forma, a DNA Consult utilizou o Método Sanger para o sequenciamento do DNA. Nos anos 90 a separação dos fragmentos marcados radioativamente para o sequenciamento do DNA, era realizado através de eletroforese em gel de poliacrilamida, um processo bastante trabalhoso e totalmente manual.

A partir de 2005, através de um projeto PIPE FAPESP, foi possível adquirir um sequenciador capilar MegaBace 1000 (Roche), tecnologia de ponta que automatiza o sequenciamento de DNA e separação com marcadores fluorescentes. Este tipo de equipamento foi usado no sequenciamento do primeiro genoma humano, um projeto que durou dez anos e consumiu US$3 Bilhões.

A partir de 2010 uma nova tecnologia de sequenciamento do DNA surgiu. As tecnologias de Next Generation Sequence (NGS) trouxeram uma velocidade e eficiência jamais imaginados, proporcionando, por exemplo, o sequenciamento de genomas humanos em questão de dias. Atualmente, o NGS (Illumina) é utilizado amplamente para o sequenciamento clínico de exomas humanos na DNA Consult.

Recentemente, outras tecnologias surgiram, buscando rapidez, qualidade e eficiência. Tais tecnologias realizam o sequenciamento do DNA de longos segmentos da molécula, de milhares de pares de bases e são disponibilizadas (PacBio e Oxford Nanopore).

A DNA Consult está constantemente buscando novas tecnologias para entregar os melhores laudos aos seus clientes, melhorando a sua qualidade de vida.