Especialistas em Sars-CoV-2 (CoviD-19)

Especialistas em Sars-CoV-2 (CoviD-19)

CoviD-19

O fato de São Carlos-SP ter 1 PhD/100 habitantes, milhares de especialistas altamente competentes em suas áreas afins, nos tornam um ótimo exemplo sociológico do que ocorre pelo mundo e que se mostra exacerbado com o advento da pandemia do CoviD-19: A Invasão Epistêmica.
A Invasão Epistêmica ocorre quando um profissional competente e qualificado em uma determinada área do conhecimento se impõe em áreas onde não tem domínio.
Este fenômeno vem sendo usado por grupos da Indústria da Saúde e até mesmo por políticos para os seus propósitos questionáveis.
Ballantyne (Mind, Volume 128, Issue 510, April 2019, Pages 367–395), cita: “A invasão epistêmica é onipresente nesta era de pesquisa interdisciplinar e reconhecer isso exigirá que sejamos mais modestos intelectualmente.”
No futebol, onde temos 212 milhões de técnicos, as consequências sociais são bem balanceadas, o seu time pode vencer ou não uma partida. Porém, a Invasão Epistemológica está alcançando patamares perigosos, especialmente na área da saúde durante esta pandemia.
Qual o propósito em opinar publicamente sobre um assunto que não domina?
Tenhamos consciência e modéstia para realmente ajudarmos uns aos outros baseados em nossas especialidades, não sejamos meros inocentes úteis.