Circulação de Informações CoviD-19: Artigos Científicos X Jornalismo

Circulação de Informações CoviD-19: Artigos Científicos X Jornalismo

CoviD-19

O fluxo de informações é muito importante para o desenvolvimento da sociedade e na criação de estratégias eficientes para enfrentamento de problemas.

A pandemia da CoviD-19 pressiona os meios de comunicação jornalísticos, bem como as revistas especializadas, para a divulgação de informações em primeira mão.

Do ponto de vista jornalístico, para a população em geral, muitas vezes as informações divulgadas são imprecisas, até mesmo fantasiosas em alguns casos, levando a discussões infundadas e falta de credibilidade.

Como pesquisadores e cientistas temos o dever de oferecer informações claras e precisas. Eu e minha equipe estamos trabalhando no diagnóstico molecular do Sars-CoV-2, desde o início da quarentena, tendo realizado milhares de testes diagnósticos. Como Diretor Científico da DNA Consult Genética e Biotecnologia e docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) acompanho diariamente a literatura científica pertinente e vejo na rotina do laboratório as várias nuances inerentes a CoviD-19.

Em discussões com colegas pesquisadores da área, com pesquisadores de outras áreas e também com outros profissionais, algumas questões são recorrentes e é sobre tais questões que faço estes esclarecimentos baseado em artigos científicos recentes.

  1. Sobre a transmissão do Sars-CoV-2 por indivíduos assintomáticos.

Alguns estudos de modelagem estimam que até 40% das transmissões de SARS-CoV-2 podem ser de casos assintomáticos. Os funcionários enfatizaram que são necessárias mais pesquisas nessa área.

A OMS recomenda máscaras de tecido na comunidade quando houver transmissão da comunidade e o distanciamento social não puder ser mantido. Isso pode reduzir a probabilidade de transmissão assintomática. ”

O surto da doença de coronavírus 2019 (Covid-19) no navio Diamond Princess levou 712 pessoas a serem infectadas com SARS-CoV-2 entre os 3711 passageiros e membros da tripulação, 410 (58%) dessas pessoas infectadas eram assintomáticos no momento do teste

  • https://www.jwatch.org/fw116717/2020/06/09/who-clarifies-comments-asymptomatic-covid-19-transmission?query=C19&cid=DM93591_NEJM_Registered_Users_and_InActive&bid=212877779
  • Wu, et al. JAMA Netw Open. 2020;3(5):e209759. Published 2020 May 1.
  • Sakurai, et al. Natural History of Asymptomatic SARS-CoV-2 Infection [published online ahead of print, 2020 Jun 12]. N Engl J Med. 2020;10.1056/NEJMc2013020.

 

  1. Diagnóstico da CoviD-19: Teste Sorológico X PRC em Tempo Real

É muito importante mencionar que o diagnóstico pessoal para a CoviD-19 é realizado através de tecnologias moleculares, principalmente usando o PCR em Tempo Real, que detecta a presença do vírus em amostras coletadas dos pacientes. Outros testes moleculares vêm sendo desenvolvidos. Em meu laboratório, por exemplo trabalhamos com o PCR em Tempo Real e estamos desenvolvendo outro teste molecular denominado LAMP, mais rápido e barato que o PCR.

O teste sorológico ou teste rápido é uma tecnologia indireta, que detecta anticorpos produzidos pelo organismo do paciente contra o coronavírus. Este tipo de teste foi preconizado para vigilância epidemiológicas, para uso em populações ou grupos de pessoas. O teste sorológico não é adequado para o diagnóstico individual devido aos altos índices de falsos negativo e até de falsos positivos.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos) alerta para os falsos resultados dos testes sorológicos. No Brasil, reportagem do G1 cita: “Ricardo Parolin Schnekenberg, médico brasileiro pesquisador da universidade de Oxford, no Reino Unido, explica que a confiabilidade do resultado do teste sorológico depende do percentual da população que teve a doença”; cita também que: “Estudo feito pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos revelou que quase metade dos testes sorológicos analisados no país podem dar um resultado falso-positivo.”

  • Castro, et al. Braz J Infect Dis. 2020;24(2):180-187.
  • https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/lab/resources/antibody-tests-guidelines.html
  • https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/06/13/cdc-alerta-sobre-tipo-de-teste-de-covid-que-pode-dar-resultado-errado-em-quase-metade-dos-casos.ghtml